É POSSÍVEL SER MANGAKÁ NO JAPÃO SENDO BRASILEIRO? 68


19.3kviews

Ser Mangaká no Japão

Hey galera,

Tenho certeza que essa pergunta assola a cabeça de quase (senão todas) as pessoas que querem se tornar um mangaká, na raiz do seu termo.

É possivel ser mangaká no japao

Para começar quero dizer a resposta para a pergunta tema do post:

A resposta é: SIM! É possível!

Mas a questão relevante aqui são os poréns que envolvem essa afirmação.

Eu desenho mangá há alguns anos e me tornar um mangaká de verdade sempre foi grande sonho, ao longo da busca por esse sonho me deparei com inúmeras informações, algumas animadoras e outras muito desanimadoras, e quero agora partilhá-las com vocês.

Primeiramente vou deixar claro que o post retrata a imagem de um brasileiro NÃO descendente, que é o meu caso e acredito que o de muitos que estão lendo, provavelmente a maioria.

Digo isso pois já foi provado que um brasileiro com descendência não só pode, como se tornou de fato um mangaká em terras nipônicas com direito,  falo do nosso ilustre Yuu Kamiya ou Thiago Furukawa Lucas  para os mais íntimos, autor da light novel que virou animê “No game no life”.

Yuu Kamiya tinha apenas 7 anos quando a família se mudou para o Japão

Yuu Kamiya tinha apenas 7 anos quando a família se mudou para o Japão e viveu lá desde então.

O fato é que se você é descendente existem inúmeros métodos de ir morar no Japão, o que torna sua jornada um pouco mais, não diria fácil, mas sim possível, uma vez lá até um cachorro pode se tornar um mangaká desde que este faça algo interessante e que venda (mas o cachorro tem de estar morando no Japão).

no game no life mangaka yuu kamiya

A questão então é:

Para um brasileiro puro sangue (se é que isso existe), é possível se tornar um mangaká e morar no Japão?

A resposta, para a alegria de todos, ainda é SIM.

Porém, o problema é que para exercer qualquer atividade remunerada no Japão é necessário um visto de trabalho naquela área (isso em qualquer país na verdade), que no caso de mangá seria um visto artístico.

O “como se faz” para conseguir este visto ou sequer se e´possível consegui-lo para poder morar no Japão exercendo a profissão de mangaka é o maior X da nossa questão, e se pra nós não descendentes esse problema tem solução ou não, bem… Isso eu ainda não sei.

O que posso fazer agora é jogar todas as cartas na mesa, e deixar vocês decidirem o que quiserem de acordo com os fatos.

ikuyo - mangaka no japão

O Japão infelizmente para nós não descendentes (gaijins) é um país muito fechado, por ter uma população grande para um território pequeno e talvez por todas as cagadas históricas envolvendo sua relação com o exterior.

Basicamente isso delimita que você que não é descendente ou casado com um, não possa simplesmente morar e trabalhar lá, apenas pelo fato de você ser brasileiro, ou americano, ou russo ou o que quer que seja.

Para mim, isso já é realmente frustrante, pois ninguém escolhe onde vai nascer ou qual vai ser sua nacionalidade, então não poder seguir um sonho por um motivo do qual ninguém tem culpa, é algo que me da muita raiva. Porém essa é a vida, não podemos mudar isso, ou aceitamos e seguimos em frente ou desistimos de vez.

sigamos em frente - mangaka no japão

Sigamos em frente…

Falando sobre o visto de trabalho, que basicamente é o que te deixa trabalhar lá e poder viver no Japão, a historia é um pouco desanimadora, para conseguir qualquer visto japonês existe uma burocracia gigantesca, em caso de trabalho, você já deve ser atuante na profissão do visto por um período de 5 anos (mínimo), no caso da bolsa de artes, você deve provar que já consegue se sustentar com seu trabalho, artístico no caso.

Então não tem jeito, mesmo para ir ao Japão trabalhar, nada feito se você já não estiver trabalhando aqui, corrigindo: trabalhando naquilo que se quer fazer no Japão, nosso caso: Mangaká.

Então eis a pergunta:

Como você vai ter 5 anos de experiência comprovada na área de histórias em quadrinhos aqui no Brasil?

A resposta é o que você vai ter que decidir para trilhar seu caminho até realizar o sonho de ser um ou uma mangaká no Japão. Até podem existir meios, mas cabe a você pensar sobre isso.

A única exceção a essa regra é ser chamado pela própria empresa, que teria que arcar com todos os custos, burocracias e responsabilidades por trazer alguém de fora do país para trabalhar ali. E sendo bem realista,  as chances de uma editora japonesa famosa, em meio ao número de profissionais de qualidade ali dentro do país buscando oportunidades, correr atrás de toda a burocracia para trazer alguém de fora, são mínimas. A questão aqui é que, talvez editoras menores possam fazer isso se você demonstrar muito talento, força de vontade e compromisso, bem, pelo menos eu quero acreditar nisso.


Mas existe um exemplo em especial que, se você já está desanimado, vai te animar com certeza, e ele não é muito conhecido por incrível que pareça.

Felipe Smith autor de Peppo Choo

Felipe Smith

Houve um americano descendente de jamaicanos que lançou uma série na revista Morning Two da Editora Kodansha (Mesma editora de sucessos como Fairy Tail, Shingeki no Kyojin e Love Hina), que é a segunda maior editora de mangás do Japão (perdendo somente para a Shueisha, dona da famosa Shonen Jump).

A série chamado Peepo Choo durou aproximadamente um ano, ou seja, mesmo não sendo descendente ele conseguiu uma série em uma editora famosa, o que nos prova que tudo é possível.

felipe smith mangaka no japão peepo choo mangaka no japão

Mas resta a questão de como ele foi para o Japão criar essa oportunidade? Será que ele é casado com uma japonesa, ou era contratado de uma empresa e migrou para o mangá? Ou realmente conseguiu pelo seu potencial? Afinal, mesmo antes de ser lançado no Japão, Felipe já trabalhava com HQ a nível profissional, então já tinha currículo e após o término de sua série Felipe trabalhou na Marvel desenhando a HQ do motoqueiro fantasma 2099.

Felipe smith ghost rider mangaka no japão


Ainda dentro dos exemplos, em dezembro de 2015 saiu no site  da BBC Brasil uma pequena matéria sobre um brasileiro, sem descendência que está trabalhando com mangás no Japão. Não é para uma editora famosa de mangás, porém não deixa de ser menos inspiradora sua história e conquista. Seu nome é Angelo Vasconcelos  Levy, que adotou o pseudônimo de Angelo Mokutan.

Nós do Instinto Mangaka fizemos uma entrevista exclusiva com o Angelo, então se você quer saber mais sobre a história e trabalho de um verdadeiro Mangaká Brasileiro, clique no link abaixo:

 Entrevista com Angelo Mokutan

bbc_brasil angelo mokutan mangaka japão

Uma dica para ser Mangaká no Japão

Para aqueles que ainda estão em período escolar existem várias bolsas de estudos no Japão, para isso você tem de estudar muito e se dedicar ainda mais!

Devo lembrar que as bolsas são para ESTUDOS, ou seja, sem trabalho remunerado, ao término dos seus estudos, você volta para o Brasil e fim. Mas claro que, uma vez lá, sua vida pode mudar completamente, nada te impede de ir mostrar seu mangá para um ou outro editor e fechar um contrato para após o seu período de bolsa.


Outro ponto é que, a grande maioria das bolsas para estudos no Japão, não relevam a matéria de artes, na verdade todas são mais específicas para áreas de ciências (humanas, naturais e contábeis). Há poucas bolsas que talvez você tenha a opção de incluir artes na sua escolha.

Caso você tenha um curso superior, você também tem a opção de prestar a bolsa de pesquisa no Japão, ou pós graduação.

Isso abrange mais sua área de atuação, pois há relatos de pessoas que foram ao Japão estudar cultura e mangá. Mas devo lembrar que as provas são extremamente difíceis, e existe certa idade que você deve ter para poder prestar as bolsas, e todas exigem um nível fluente da língua japonesa e/ou inglesa, pois as provas e a entrevista para os aprovados são aplicadas nestas línguas (as aulas são ministradas em japonês também…).

Se você se interessar por alguma destas bolsas, você pode ver mais detalhes  AQUI

bolsas_estudo_japao_mext - mangaka no japão

MEXT bolsa de estudos para não descendentes

Isto nos leva a outro ponto que muitos muitos mesmo não se lembram de pensar quando dizem que querem se tornar mangakás, é a LÍNGUA e a CULTURA. Os mangás são os maiores difundidores da cultura japonesa no mundo, ou seja, eles retratam o estilo de vida japonês em sua essência e raiz,  coisa que qualquer estrangeiro jamais iria conseguir representar.

Estamos falando de jogos de linguagem, brincadeiras de criança, estilo de humor, gestos comuns, expressões faciais, modos de falar e de se dirigir a diferentes tipos de pessoas…  São infinitas coisas que fazem os japoneses serem japoneses, que seria muito difícil para qualquer brasileiro representar sem antes ter morado lá por alguns bons anos.

O outro fator é a língua, pode ser triste dizer, mas ninguém vai se tornar mangaká falando inglês, não no Japão.  Para conseguir usar expressões e fazer o mangá ser lido pelos japoneses você precisa não apenas saber falar ou se expressar em japonês, mas ter uma experiência de vida nisso…

nihongo mangaka no japão

Um americano que estudou português não consegue se expressar em português tão bem quanto um brasileiro, mesmo os tradutores tem que se esforçar muito para conseguir nos mostrar um pouco de toda a reação de sentimento e de cultura que está atrás de cada fala, de cada ação e de cada personagem.  Coisa que só é expressada na própria língua.

Não há como você cogitar a hipótese de ser um mangaká no Japão sem estudar muito a língua e cultura japonesa.


Se você tem interesse em aprender japonês, mas não tem nenhuma escola acessível onde você mora, eu recomendo o curso Falando japonês do Zero, é um curso online que te ajudará a dar os primeiros passos para o seu sonho.


Parece tudo extremamente desanimador, porém é a realidade e não há o que fazer quanto a estas informações, ser mangaká é difícil até para os japoneses, encare isso!

Pense que tudo que eu disse aqui, é o que você tem que superar pra chegar no estágio zero, caso você consiga ultrapassar esses desafios você estará no mesmo nível que qualquer japonês nascido no Japão está.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se você se desanimou com este texto, peço desculpas, mas ser mangaká já é um sonho almejado por inúmeros japoneses e muitos não conseguem o realizar, para um estrangeiro não descendente isso se intensifica. Como eu disse no começo, eu creio que SIM,  é possível ser mangaká no Japão mesmo não sendo japonês,  mas isso só é possível com muita dedicação,  estudo e também sorte!

Se tornar-se mangaká realmente é seu sonho, e você acredita que não será feliz de outra forma,  então busque esse sonho com todas as suas forças para que um dia ele possa se realizar. Espero que este texto tenha sido esclarecedor e por mais desanimador que possa parecer, espero ter ajudado aqueles que de fato querem de coração serem artistas de quadrinhos no Japão.


Ainda assim, quero que pensem que o Japão não é o único país do mundo onde você pode produzir mangás, com pesquisa e a dedicação necessária você pode trilhar sua própria estrada, e mesmo no Brasil conseguir viver da produção de mangás.

Para você que acredita que o mercado brasileiro pode sim acolher produtores de quadrinhos como os mangás, sugiro que leia meu outro artigo:

MERCADO BRASILEIRO DE MANGÁS


Resta agora você escolher seu próprio caminho, decidir e medir seus passos para tentar conquistar esse tesouro! E eu desejo muio boa sorte qualquer que seja o caminho que você escolha percorrer, acredite, de sorte, todos precisamos.

Até o próximo post galera.

You may also like


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

68 pensamentos em “É POSSÍVEL SER MANGAKÁ NO JAPÃO SENDO BRASILEIRO?

  • Vinicius

    Por incrível que parece eu já tava esperando um nível de dificuldade absurda . Mais eu sou daqueles que não consegue enxerga outra coisa a não ser me tornar um mangaká no Japão. Enfim , obrigado pelo artigo .

  • yurikk

    Oi, eu tenho 12 anos filho de mãe solteira, eu conversei com ela, se quando eu tiver 16 anos, com nós dois trabalhando, acho que a gente conseguiria pagar um intercâmbio de 2 a 6 meses no Japão, eu já tenho uma história quase completa escrita, e gostaria de apresentar minha história a alguma editora lá, obrigado por esclarecer o trabalho é duro mas estou confiante, mesmo não sendo rico nem nada, quero realizar esse sonho

  • Ana beatriz matos da silva

    muito bom, me ajudou muito é bem feito e pretendo seguir ainda sim o caminho para ser um mangaká, me deu muita coragem para continuar estou determinada a fazer meu sonha a minha realidade muito obrigada pelas informações.

  • Leh

    Esse texto não me desanimou, pelo contrário, me mostrou que tenho que trabalhar ainda mais duro. Para todos os otakus que querem ser mangakas: Nós vamos conseguir, custe o que custar! Tô certa! >:3

  • Ninguém interessante

    Pra mim fodeu kkkkk
    Mas sla quem vai ler esse meu comentário, não sei quando isso foi postado, só sei q não importa a dificuldade se e isso oq vc deseja sigua em frente , n Sou niguem interessante apenas me ignore , mas pelo menos leia isso , ” vc consegue !!”

  • Anderson costa santos

    Olha isso me desanimou mas vou correr atraz muito msm é meu sonho vou fazer isso sem exitar, penso as vezes q nn vou conseguir!mas vou me esforçar muito MSM e vou conseguir?? 😉

  • Igor prestes

    Mas tem a seguinte questão também… a pessoa pode ir pra lá Já atuando em outra área de trabalho, e com o tempo pode desenvolver o seu trabalho como mangaká. ツ

  • Byah

    Bem não me desanimou e ss me deixou com MT pressão
    Mas ser mangaká é um sonho dês de pequena e tem vezes que penso que acho que não vou conseguir
    Mas msm assim não vou desistir
    Pois é uma coisa que realmente quero…

  • Heloisa

    Cara…
    teu testo não me desanimou nem um pouco!
    Apenas me deu mais vontade se seguir esse sonho!
    Obviamente não seria um caminho fácil , mais assim como o criador de ” No Game No Life” conseguiu outros também podem conseguir!!!
    Ainda e cedo de mais para desistir!
    Se alguém se desanimou por causa disso, então apenas…
    TENTE!!!
    Ok ta decidido…
    VOU VIRRAR UMA MANGAKA E VOU FAZER MUITAS PESSOAS FELIZES COM MEUS ANIMES!!!

  • juse

    Uma coisa é certa: no Brasil você não vai viver fazendo mangá. Você não vai conseguir ter sua renda 100% vindo da sua obra, não por editoras brasileiras. E a situação só tende a piorar, foda-se se tem surgido mais quadrinistas, os quadrinhos no Brasil sofrem com a falta de renovação de público, e o brasileiro não lê nem panfleto, livros, quem dirá ler quadrinhos. O mercado está em crise até para as hqs produzidas fora. E você só vai conseguir ser mangaka no japão se souber japonês como um nativo, pra assim conseguir se expressar bem num roteiro, e o japonês é uma língua difícil pra caramba. Além disso vai precisar ter um nível técnico parecido com os caras que conseguem vencer o sma, coisa que não é pra todo mundo. Enfim, eu quero ser mangaka mas a chances são mínimas, mesmo assim estudo pra isso, e no fim estudo nunca é desperdício. Meu plano está sendo ganhar o sma, e tentar a bolsa do MEXT para o curso de mangá, até passar. Como o exemplo do Angelo. Enfim, não é impossível. Se der errado vou adaptar meu traço ao estilo americano, meu traço não é beeem “mangá”, olhões e tal. Aliás, bom post.

  • roger

    Eu adoro mangás e animes, adoro criar histórias, sempre pensei em ser escritor, mas é meio complicado escrever uma história de sucesso. Na maioria das minhas histórias que imagino (e algumas coloco as ideias em um documento), são inspiradas em mangás, o estilo por assim dizer, de um protagonista que supera seus limites e atinge seus objetivos com muito esforço. Eu gostaria de criar um mangá mas preciso de alguém que saiba desenhar, se alguém estiver interessado e queira uma boa história, estou disposto a ajudar. Por enquanto estou com 37 ideias que podem virar grandes histórias.

    • Augusto Dias

      E você tem vontade de publicar um mangá no japão, mesmo sendo brasileiro e escritor e sem ter uma habilidade de desenhar no estilo “mangá”?

  • soldiergamer

    Mano o seu post me deixou empolgado e me deu mais uma motivação nmrl,é bom saber que pra morar no japão é difícil,pois tudo que é fácil d+ acaba sendo entediante,não tem jeito eu já me decidi eu vou me tornar um mangaká,e vou provar ao mundo que msm alguém que nasceu em família pobre um dia pode conseguir,e quanto a sorte,não quero depender de algo tão duvidoso,vou conseguir com meu esforço e talento.

    • Augusto Dias

      Cara você tirou as palavras do meu teclado, isso mesmo nada impede que uma pessoa consiga publicar um mangá no japão, basta esforço e muita força de vontade, algum dia também me tornarei um mangaká, então não desista continue com teu sonho e treine muito!!!

  • Marcos Lemes

    Eu tenho uma história grande na cabeça, só falta passar pro papel e acertar alguns detalhes, mas não sei desenhar, busco alguém que possa fazer a parte da arte.
    Caso alguém queira fazer uma parceria é só escrever para hist.lemes@gmail.com

  • Matheus

    Adorei a sua matéria, eu admito que fiquei um pouco desanimado mas mesmo assim não pretendo desistir do meu sonho por mais difícil que ele seja então muito obrigado por ser sincero ^^

  • victorXavier

    nossa,eu pensei se um dia, eu conseguir me tornar mangaká, farei um projeto para ajudar outros estrangeiros com o mesmo sonho que eu… então torssam por esse futuro mangaká brasileiro!

  • TH

    Mangaká significa: quadrinhista, um profissional que desenha Histórias em quadrinhos. Quadrinhista – Mangaká ( em Japonês ).
    Os Brasileiros por natureza adoram por valor em tudo que vem de fora do Brasil, querem ser “mangakás” no Japão mas em nenhum momento tentam fazer algo legal em seu proprio país.

    Por quê não ser um desenhista de quadrinhos no Brasil? Por quê tem que ser no Japão?? Estudar japonês, arrumar trabalho no Japão, querer virar , ser como um japonês?? Sendo que podem ser quadrinhistas em nosso país, Criar um mercado, melhorar.

    No Japão não existe mercado para Gaijins nessa área. Aqueles 3 estrangeiros lá conseguiram por sorte , e são casos raros. Não foi porque apenas eram bons e talentosos, Ah e já eram profissionais, já trabalhavam naquela área por isso as editoras japonesas apostaram. Mas são casos raros.

    Vejo muita ilusão desse pessoal que depois de ler uns mangás em casa, assistir uns animes, ver Histórias raras de sucesso de um Masashi Kishimoto, Kubo Tire, Eiishiro Oda que ficaram ricos fazendo mangás, acham que serão melhores que eles um dia em um país que não dá oportunidades para quadrinhistas estrangeiros.
    É o mesmo que querer vender seu jibi em uma editora que não trabalha e nem irá trabalhar com esse material um dia. O artista esperto não vai perder o tempo dele ali enviando vários emails , vai se dedicar em áreas que tem oportunidades de verdade. Tem que trabalhar muito e saber usar a cabeça também.

    Esses aí citados acima no post são casos raros. Difícilmente outros conseguirão e terão a mesma sorte. Pode até acontecer uma outra vez, mas tem mercado? Não. Mangá japonês é mais pra japonês mesmo. Porque fazem sucesso? vendem tanto? Porque os leitores de lá valorizam esse material nacional produzidos no próprio país deles. E valorizam os autores nacionais! Por isso japoneses preferem mangás na maioria feitos por japoneses. Coisa que não acontece no Brasil infelizmente.

    Mesmo sendo super dedicado , é muita burrice ficar sonhando com algo que já é muito difícil para os próprios japoneses. Existem tantas áreas para desenhistas. O Brasil não tem um bom mercado de HQs nacionais, ( nas vendas $$ ) mesmo essas HQs sendo boas. Por culpa também dessas pessoas que não valorizam nada em seu país. Um bando de egoístas sonhando em ser “mangakás” no Japão pra ficar famosos. Querendo status. No Japão os japoneses fazem mangás porque gostam, porque amam trabalhar com isso. Não tem vaidade, ganância.

    Os autores de Naruto, Bleach, One Piece amam seus trabalhos e viviam sobre pressão, muita carga de trabalho, não tinham vida social, não tinham férias, tempo nem pra respirar. Sucesso foi consequência. Mas não são todos lá que ficam ricos com mangá.
    E são muito profissionais e experientes. Eles não conseguiram apenas por ter feito faculdade e ter talento. Nenhuma editora no mundo jamais irá apostar em qualquer um desconhecido sem experiência! Pode ter boa ideia, saber desenhar… Editoras não trabalham assim, elas apenas trabalham com profissionais, que entendam do mercado, e com projetos que dêem lucros. E o pessoal dos comentários são todos amadores tem que comer muito arroz com feijão pra querer acreditar nessas ilusões. Não sabem nem como funciona uma editora. E entendam: Eles são japoneses e o mangá é um produto deles. E se vocês não repararam….
    Digo mais uma vez, japoneses por cultura adoram ler e valorizam produtos nacionais feitos por eles mesmos! Uma coisa que não acontece aqui no Brasil! Vocês mesmos aí que sonham (ilusão) em se tornarem “mangakás” nem valorizam o próprio produto nacional que fabricamos, ( HQs Brasileiras ), e querem dar show lá no Japão. Pessoal vamos ser mais pés no chão.

    Antes de querer ser mangaká, valorizem o mercado Brasileiro de jibis/HQs! E não estou falando de turma da Mônica. Tenho certeza que muitos ae nem fazem ideia do material que o Brasil produz e exporta pra fora! Sim! Tem HQs Brasileiras sendo lidas por gringos nos EUA Ásia e Europa ( ganhando prêmios importantes ). Mas uma pena né que são poucas. Claro, Brasileiro por natureza não valorizam o que tem. Adoram tudo do outro lado da terra. Deixem de ser bobos.

    Todos tem o direito de sonhar, mas só os sábios que tem êxito nessa vida. Que saberão aproveitar oportunidades e enchegar essas oportunidades onde realmente existe. Aceitem a realidade. Trabalhem no que deveria realmente ser importante. O Brasil só vai ter um mercado como EUA e Japão quando vocês saírem dessa Matrix, ilusão de vocês. Valorizem o nosso quadrinho. Nosso produto tem potencial também.

    Eu trabalho com quadrinhos já um tempo e sei do que estou falando. Conheço bem o mercado. Sonhem, mas tenham sabedoria pessoal, tenham os pés no chão, sejam mais realistas pra depois não se arrepender pois profissão de quadrinhista, mangaká, como quiserem chamar, é algo difícil até no Brasil, Europa, EUA. Se ficar na ilusão depois com anos de vida tentando ser “mangaká no Japão” não terão é feito nada na vida. Aí quando acordarem será tarde demais. Então sigam um caminho que dará fruto , que tem oportunidades de verdade e não fiquem só nessa área. Trabalhem em outras áreas de desenho também. E sempre queiram melhorar.

    TH.

  • Livia

    Gente eu só tenho 12 anos e eu assistir 123 animes diferentes eu desenho mangá já faz 3 anos e eu não sou descendente de japonês mas eu quero tanto fazer mangá,animes e mais outros mas não sei se eu vou conseguir , espero que eu consiga.

  • Livia

    Gente eu só tenho 12 anos e eu assistir 123 animes diferentes eu desenho mangá já faz 3 anos e eu não sou descendente de japonês mas eu quero tanto fazer mangá,animes e mais outros mas não sei se eu vou conseguir , espero que eu consiga.

  • Wadatsumi

    Visualizar

    Editar Anônimo disse…
    eu tenho uma idéia tão assim foda q ultrapassa ate naruto e dragon ball eu sou muito bom em desenhar manga mas n tenho nenhum curso pelo menos chegar no nível do Kentaro Miura pois preciso da arte feita no berserk,ai tudo bem mas o grande problema,ser fluente em japones é fazer um curso mas a escrita é muito complicado num manga mais adulto é obvio q vai ter os q chegam na faixa do 3000,as piadas sem tradução,o humor do Japão,se alguem me desse uma kamiri hikari ,tsuyoku,seria o salto,aprender japones e ir pro Japão ,mas pensei em criar uma loja online no Brasil q influencia a compra de mangas ,entregar em todo Brasil por bons preços aceitando os mangas,quem sabe construir livrarias especializada em mangas,Concursos chamando a atenção exportando mangas daqui pra fora,seria mais que um começo já seria a metade do caminho,todos merecem a chance de mostrar seu trabalho,meu Facebook é Ruki D.Dinako se alguem quiser cvs comigo sobre essa idéia ,chega de ler manga online,lá no Japão é proi ido,vamos da uma força pros mangas que podemos construir aqui

    14 de setembro de 2016 21:01

  • Sora usagi

    Cara, eu to escrevendo uma Light Novel, tenho 17 anos. e tenho duvidas

    – Tem como eu publicar uma LNs no Japão sendo Brasileiro ?

    – Existe alguma Editora no Brasil que publica Light Novels ? se sim, tem alguma possibilidade de virar anime ?

    – Se eu for pro Japão posso mostrar o meu Trabalho para algum editor ?

    é meu sonho ter uma obra em mangá, e maioria nascem das Light Novel’s, então eu quero mt ir pra lá, mas não posso se não souber se isso é possivel. pois ir morar lá, nem uma editora aceitar e ter que trabalhar lá com as caragas horarias exaustivas e ainda sofrer com a Xenofobia é foda.

    • instintomangaka Autor do post

      Não conheço bem o mercado de Light Novels no Japão, mas imagino que não seja lá muito diferente do cenário dos mangás. Se você for para o Japão pode sim mostrar seu trabalho, só pesquisar editoras que realizem esse tipo de publicação, porém a questão de trabalho se manterá a mesma, a não ser que você junte uma boa grana antes de ir para se manter até sua LN fazer sucesso, se fizer (existe sempre essa possibilidade, por mais ruim que seja).

      No Brasil, acredito que não há editoras grandes investindo nesse tipo de material, assim como quadrinhos nacionais talvez você possa achar editoras independentes ou pequenas que se interessem em publicar, mas terá de avaliar a viabilidade do mesmo. E sobre virar Animê, no Brasil anão temos apoio pra esse tipo de produção, por isso não existem muitos desenhos animados brasileiros e quando existem eles não obtém muito lucro e reconhecimento. Então, você pode contratar pessoas para fazer um animê da sua obra, porém isso terá um alto custo que pode não ser proporcional ao retorno, mas tudo depende muito.

      Te aconselho a pesquisar muito, assim como eu fiz com os mangás para poder traçar sua rota até onde quer chegar, com certeza há muitas possibilidades que eu não conheço por não estar diretamente envolvido com esse tipo de produção, que ao pesquisar você conhecerá.

      Desejo boa sorte e muito esforço nessa jornada cara, Sucesso! ^^

  • Caio Nogueira

    Bem… desde muito pequeno eu gostava de fazer tirinhas e sempre gostava de criar histórias junto com a minha irmã mais nova, eu sempre gostei de mangás, cartoons e animes. Eu realmente gosto MUITO de desenhar personagens conhecidos, desconhecido ou inventados por mim, e meus desenhos sempre foram bastante elogiados por pessoas ao meu redor, sejam amigos ou desconhecidos ^^
    Eu não acharia muito problema me mudar para o Japão, apesar da cultura e tradições serem ligeiramente diferentes da nossa, eu sempre gostei disso, sempre fui fã da cultura japonesa xD
    Enfim, ser mangaká sempre foi meu sonho desde bem novo até hoje, aos meus catorze anos e oito meses. Muitas vezes eu chego a me sentir destinado a realizar esse sonho!! Apesar desses obstáculos, espero que eu consiga realizar esse grande sonho meu, ou ao menos chegar bem próximo dele!!

  • Caio Nogueira

    Bem… espero que um dia consiga realizar esse meu sonho de infância. Sempre fui muito fã de mangás, cartoons e animes. Desde bem pequeno faço desenhos e histórias em quadrinhos, e sempre gostava de inventar histórias junto com minha irmã. Sempre procuro aperfeiçoar meu jeito de desenhar e recebo sempre muitos elogios sobre meus desenhos de pessoas ao meu redor, sendo de parentes, amigos e até de desconhecidos, e isso me motiva bastante.
    Além disso adoro aprender idiomas novos e outras culturas, principalmente a japonesa, não sei explicar mas eu simplesmente amo a cultura e as tradições desse país, apesar de pra nós serem meio bizarras xD
    Enfim, espero que eu consiga passar por esses obstáculos e realizar esse sonho que eu tenho de ser mangaká, ou pelo menos algo parecido (desenhar HQs estadunidenses). Sei lá… além de ser meu sonho eu me sinto destinado a realiza-lo desde que eu nasci 🙂

  • Lucas Silva

    Desde Que comecei a Desenhar na Creche ainda, e assistir desenhos (animes), eu sempre quis ser um criador de desenhos, animes e etc…
    Desenho desde os 5 anos, faço uns mangás amadores no colegio, daria tudo pra ser mangaká. nunca vou desistir dos meus sonhos de criar um anime.

    Meus Maiores idolos é Yoshihiro Togashi(Criador de Yu Yu Hakusho e HunterXHunter) e Akira Toriyama(Criador de Dragon Ball)
    E se eu não conseguir ser mangaká, eu vou ser cartunista, a final dizem que Anime é desenho mesmo.
    Se não for de um jeito é de outro, mas nunca vou desistir, mesmo eu achando que seria mais facil se eu mora-se no japão mesmo…

  • One

    Tem gente que fala q nao vou conseguir por q sou negro e tenho 14 anos mas eu vou conseguir supera meu idolo EIICHIRO ODA (ONE PIECE) NUMEROS PARA O GRUPO NO WHATSAPP VAMOS LA FUTUROS MANGAKAS

  • jessica mendes

    Eu nunca tinha pensado em fazer mangá ate pouco tempo atras eu realmente quero ser mangaká eu tenho 14 anos pode parecer um sonho que um dia pode ser esquecido mais do fundo do meu coracao eu nao vou deixar que isso ocorra eu amo tanto isso e quero tanto que chego pensar se isso seria mais facio se tivesse nascido No japão ou simplesmente eu que nasci no pais errado

    • instintomangaka Autor do post

      Eu entendo bem como se sente Jessica, afinal esse sonho de ser mangaká também vem comigo desde que eu tinha por volta de 14 anos também. Hoje tenho 21 e aprendi muita coisa sobre esse caminho, e te digo para ter forças e se esforçar muito, muito mesmo, pois é algo realmente difícil, com certeza é mais difícil por você ter nascido no Brasil, mas veja bem que mesmo nascendo no Japão, ser mangaká não é algo fácil.
      Porém existem possibilidades, e você pode trabalhar nelas, e mesmo que desanime só pense o motivo de você querer ser mangaká e acredito que achará a resposta para continuar motivada a seguir seu sonho onde quer que esteja e da sua própria forma.
      Aqui no site vou tentar ajudar com o máximo de informações que eu conseguir passar.

  • Kleyton Nu´est

    Eu sou de meno ainda, meu sonho é ser um mangaká, eu realmente acho que tenho futuro como mangaká. E eu quero muito mora no japão para realizar meu sonho. para ser mangaká profissional lá. Eu com minha idade posso mora no Japão sozinho? como eu faço para mostra meus desenhos para uma editora no Japão? eu faço curso de linguá estrangeira, que são Ingles e Japones. Eu também estou estou estudando os gestos de japoneses. Eu amo a cultura japonesa e quero mostra meu talento como mangaká lá. quero ser famoso como meus ídolos.

  • Lisiane Diehl

    Muito obrigada pelo seu post, realmente me esclareceu muita coisa hehe tenho apenas 14 anos porem já levo esse sonho de ser mangaka no japão a algum tempo, já estudo japonês a um tempo também hahaha eu quero, quero muito me tornar uma mangaka, é meu sonho! ^^ obrigada

  • Hunk

    É só isso o que me impede de seguir o meu sonho? Ainda tenho uma vida inteira pela frente, isso aí pra mim vai ser trabalhoso mas irá valer a pena. O jeito é estudar MUITO, e correr atrás. ^^

    • instintomangaka Autor do post

      É isso aí cara segue seu sonho! o post não foi feito pra desanimar ninguém, muito pelo contrário, a intenção dele é mostrar as coisas que qualquer um tem de pensar e planejar antes de pensar em ir para o Japão e buscar a carreira com mangás. Não é impossível, mas também não é fácil.
      Fico feliz que tenha te motivado (talvez) a seguir seu sonho com ainda mais afinco, pois esse é o objetivo do artigo! ^^

  • Mike

    Ouvi um youtuber dizer uma vez : nós desenhistas brasileiros devemos ser niponicamente arrogantes, porque isso no Japão significa acreditar que é bom, que seu trabalho é bom, interessante, acho que deveríamos consolidar os mangás aqui no Brasil primeiramente pra depois pensar no exterior, fazendo isso, provavelmente, pode ser possível um japonês de sangue se impressionar com o nosso trabalho aqui no Brasil. Eu sim, mesmo com muita pouca experiência estou tentando aprender o básico do idioma japones, e a cultura, e não somente lendo mangás e assistindo animes, mas fazendo pesquisas e cursos de desenho pra melhorar cada dia mais e mais para realizar esse sonho. Aconselho vocês a fazerem mesmo!

    • instintomangaka Autor do post

      Isso aí Mike, concordo com você, tenho certeza de que seu comentário vai servir de inspiração pra muita gente! Não adianta apenas querer, tem de se esforçar!
      Sobre o mercado de produção autoral independente de mangás aqui no Brasil, dá uma olhada no meu artigo sobre mercado brasileiro de mangá, talvez te interesse!
      Valeu pelo seu comentário!

    • instintomangaka Autor do post

      Isso aí cara, é um caminho extremamente difícil, porém não impossível. Sei que com muito esforço, iniciativa, coragem e é claro conhecimento você consegue! É só não desistir nunca!

    • instintomangaka Autor do post

      Fico feliz, nesse post quis mostrar mais ou menos como é a realidade, não é um mar de rosas (longe disso), mas não chega a ser impossível, espero que se esforce bastante Caio! Boa sorte e continue acompanhando o site, quero poder ajudar pessoas que tem o mesmo sonho que o meu! ^^

    • instintomangaka Autor do post

      Consigo sentir a sua animação nesse comentário! Da uma olhada nos posts da série “Fazendo Mangá”, acredito que possa te ajudara responder algumas dúvidas e tal. Obrigado por comentar! ^^