MATERIAIS PARA MANGÁ 2 – Papel 20


10kviews

PAPEL

 

Yoh galera!
Continuando as postagens sobre os materiais que são utilizados para a criação e produção de uma mangá, hoje vou falar unicamente sobre o papel, ou os papéis no caso!

Para fazer um bom mangá, sem duvida você tem que utilizar um bom material, e em termos de bom material, aquele que tem mais peso na qualidade é sem duvidas o papel. Se seu papel for de má qualidade, esqueça a qualidade do mangá em termos de arte finalização e tinta, um papel escolar comum não serve para se fazer uma mangá a nível técnico.

Papel A4

Primeiro vale lembrar o que é A4, esse termo se refere ao tamanho do papel, sendo assim, cada medida de papel vai ter seu termo:

A4 é a folha de sulfite comum, de 29,7cm x 21cm.

Então você vai encontrar por aí A3 que equivale ao dobro do tamanho de uma A4 (sulfite) ou A5 que equivale a metade do tamanho de uma A4 (sulfite).

Papéis

Muitos utilizam a A3 para fazer suas historias devido a ser maior facilitando assim o desenho de detalhes e melhorando a qualidade quando se reduz para a impressão.

Editoras japonesas pedem que seus contratados (leia: Mangakás) trabalhem com papel B4. Porém esse papel, é dificilmente encontrado aqui no Brasil as chances são minúsculas. e eu mesmo só consigo achar um site que vende este material.

No japão e em outros países que utilizam a B4 para uso de Comics/HQ/Mangá, essas folhas vem com marcações próprias para o desenho das páginas. No caso de editoras japonesas como a SHUEISHA, lar da Shonen Jump, pedem a margem dos mangás enviados para seus concursos de acordo com a margem que já vem impressa nas folhas de papel B4.

Comparação A4 e B4

Comparação Tamanho papel A4 (à esquerda) e B4 (à direita)

 

Além da diferença de tamanho e das marcações, o papel próprio para comics tem qualidade extremamente superior a um papel comum, não apenas em termos de gramatura (que já vou falar), mas em termo de limpeza do papel e porosidade. O papel comum é mais poroso, fazendo com que a tinta ou o lápis “grude” no papel, tornando o ato de apagar mais difícil e a tinta seja absorvida e manche sua folha. A textura de um papel profissional destes é parecida com a de uma folha de revista, lembrando mais algo plástico, e sua cor é levemente amarelada comparada a uma folha branca comum.

 

Voltando para o Brasil…

Eu por exemplo já fiz mangás em A3, mas normalmente utilizo A4 (sulfite) devido a facilidade para digitalização da obra, o A3 pelo seu tamanho acaba sendo necessário 3 digitalizações para se montar uma página e muito trabalho para se unir essas digitalizações.
Porém vale aqui ressaltar um detalhe, o sulfite comum normalmente vem em gramatura 75gm, isso se refere literalmente a grossura e espessura do papel 75gm é um papel muito fino pra se trabalhar com nankin ou qualquer tipo de tinta, sendo assim não é recomendado que você faça suas páginas em folhas de sulfite comum, sendo necessário nesse caso optar por folhas de maior gramatura.

 

Chamex 90gmNo caso do sulfite (A4), você pode comprar de 90gm que não é tão grosso mas já lida melhor com a tinta, é deste que eu utilizo em meus mangás atualmente, eu utilizo a marca Chamex e não tenho problemas para pintura e arte finalização com pena, desde que você não use muita tinta.

Porém se você vai trabalhar com muita tinta e com pena, e além disso tem uma mão um pouco pesada, é mais recomendado folhas com maior gramatura, 110gm, 140gm, 150gm, 170gm… etc.

Mesmo em tamanho A4 é possível encontrar folhas japonesas com margens para quadrinhos, e aqui no Brasil também pode-se conseguir as folhas da editora crás, que fabrica em tamanho A4 e A3, com gramatura de 180gm, ou seja, é bem grossa e um material muito bom para trabalhar com tinta.

Existem inúmeras variações de gramatura e tamanhos para o seu papel, utilize a que melhor se adequar ao seu estilo de desenhar para que a qualidade da sua obra não seja estipulada por culpa do material, e sim pela sua habilidade, ou falta dela!

 

Até o próximo post!

You may also like


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

20 pensamentos em “MATERIAIS PARA MANGÁ 2 – Papel

  • ana

    oi, o artigo me ajudou muito, mas queria comprar um caderno para esboço, e nos sites confiaveis que conheço só tem até 100g/m
    uso bastante tinta, mas normalmente da A4 com 75g/m so faz uma sombra atras. Compro esse mesmo ou procuro mais?

    • instintomangaka Autor do post

      A maioria dos sketchbooks que vendem tem 100g/m² mesmo. Eu tenho um destes, pode comprar, ma quando for usar tinta, ponha uma folha embaixo para impedir que suje a folha de traz. Boa sorte e grande abraço!

    • Fellipe

      A Canson tem produzido alguns modelos de sketchbooks (que eles chamam de artbooks) de excelente qualidade.
      Eles não são muito baratos, mas em compensação são de extrema qualidade.

      A série Artbook one da Canson é um pouco mais barata e mais recomendada para técnicas secas (grafite, caneta nankin, pastel, carvão e etc). A série Mixed Media tem a folha de maior gramatura é aguenta um nankin de pincel, aquarela (de técnica seca para uma aguada média), acrílica e etc.

      Eles vendem em diversos tamanhos (A6, A5, A4 e etc) e tem versões com espiral ou brochura (eu gosto da brochura por ficar parecendo um livro). Todos com capa dura e papel livre de ácido (não amarela nunca e não dá mofo).

    • instintomangaka Autor do post

      Fazer em A4 é sim André, eu trabalho em A4, porém nao aconselho finalizar com canetas hidrográficas, pois elas borram com muita facilidade, principalmente com água, o que pode estragar suas páginas muito facilmente. A caneta stabilo custa em torno de R$5,00 ou R$6,00 e já é bem melhor para finalizar suas páginas.
      Boa sorte

    • Fellipe

      Eu não gosto da Stabilo, pois apesar do preço em conta, não são indeleveis (borram com água). As canetas nanquin são mais caras, mas tem qualidade superior. O ideal é uma nankin brush-pen, que são canetas nankin com ponta de feltro em formato de pincel (parecendo uma hidrocor). Elas permitem fazer traços de espessura variada sem usar uma caneta diferente.

      Outra opção é comprar uma Aquash Brush da pentel, que é um pincel com reservatório de água, próprio pra aquarela. Ali você pode usar o reservatório de água para encher de nankin (um que seja próprio para canetas nankin, como o Trident e o Koh-I-Noor) e usar como um pincel nankin recarregável.

  • Gabriela Pontmercy

    Eu quero fazer um mangá só como passatempo mesmo e queria saber que tamanho e que tipo de folha usar, pensei em usar folhas A4 e depois encadernar… Mas não sei se é o melhor a se fazer. Antes eu fazia uma história em quadrinhos (bem simples) em um caderno normal, eu fazia a minha e a minha amiga fazia a dela, depois eu lia a dela e ela a minha kkkk, era tudo bem simples mas era divertido e eu gosto muito de criar histórias, então estou pensando em melhorar a qualidade dessa história. Estou tentando fazer desenhos melhores e quero dar alguma qualidade ao “mangá”. Então queria uma dica de qual tamanho e tipo de papel usar.

    • instintomangaka Autor do post

      Olá Gabriela,
      É exatamente isso que a matéria fala, ela da várias dicas de papel para usar dependendo de como você pretende fazer e que materiais quer usar. Eu aconselho a testar a maior quantidade possível dos papeis que citei para saber qual se adéqua a você.

    • instintomangaka Autor do post

      Wanderson, a melhor forma é utilizar a folha normalmente, por inteiro. Você pode usar ela deitada e dobrada pra fazer o storyboard/NAME. mas na obra em si, o ideal e fazer no maior tamanho possível pra você poder aproveitar os detalhes.

    • instintomangaka Autor do post

      Wanderson os papéis da canson são muito bons pra HQ, se você pegar uma gramatura alta e um papel não tão poroso ele pode ser usado perfeitamente. ^^

  • alexandre

    Eu estava vendo os videos de Uderzo, criador do asterix, e ele desenha no tamanho A2 ele faz duas tiras em cada tamanho A3 e as emenda. É esse o padrão para quadrinhos europeus?

    • instintomangaka Autor do post

      Olá Alexandre, o tamanho de papel pode variar de artista pra artista e entre editoras também, mas normalmente eles trabalham com papéis grandes como A3 e A2 pra ter um maior controle de detalhes.