Como usar régua com canetas pena 1


  • HEY galera,

    O post de hoje é algo que já queria fazer há algum tempo, pois foi uma dúvida que tive no inicio e me foi sanada pelo excelente livro “Mangaká, lições de Akira Toriyama” autor, como você já sabem, de Dragon Ball.

     

    mangaka-licoes-de-akira-toriyama-raroSeria muito mais fácil eu indicar algum link para compra ou download do livro, porém esse livro foi publicado pela editora conrad que era responsável pela publicação de uma série de mangás aqui no Brasil, porém essa editora faliu e absolutamente NENHUMA loja possui esse livro em português, já que o mesmo não é mais produzido. E o pior, é impossível achar esse livro em qualquer lugar, fazendo dele uma tremenda raridade, eu mesmo gostaria de adquirir um, já que o que li há anos atrás me foi emprestado, porém o único jeito de conseguir esse livro hoje é através de sebos ou do mercado livre e se prepare para pagar um nota nessa ultima opção já que, como disse, o livro é raro.

    Apenas consegui achar para download uma versão em espanhol do livro que está incompleta, e a parte que está faltando é justamente a parte que falarei nesse post. Deixarei o link aqui para caso vocês queriam baixar e se aventurar a lê-lo em espanhol. Só clicar no link abaixo:
    Livro MANGAKÁ lições de Akira Toriyama em espanhol.pdf

    Entretanto, consegui achar outras versões dele em várias outras línguas, então se alguém aqui falar outro idioma, pode comprá-lo através dos links abaixo:

    Versão Original JaponesaVersão em AlemãoVersão em Francês

    E este último link é para o segundo volume da série, com dicas dos criadores de HUNTER X HUNTER e One Punch Man, este está apenas em japonês: VOLUME 2

     

     

     

    Indo para o assunto relevante do post (não que o anterior não fosse), se você já utilizou uma caneta pena em sua vida sabe que existe uma dificuldade ao utilizá-la juntamente a uma régua para fazer uma ou mais linhas retas certo?

    Quando você utiliza uma caneta pena, você mergulha ela no pote de tinta, oque faz com que parte do seu corpo fique cheio de tinta, e ao encostar isso na régua você suja a régua com essa mesma tinta, arriscando não somente sujar sua mão, como o seu desenho.

    Se você não sabe muito sobre bicos de pena ou quer saber mais sobre réguas, existem 2 artigos aqui no site que falam sobre isso mais detalhadamente, basta clicar nos links abaixo:

    MATERIAIS PARA MANGÁ 4 – Canetas Pena

    MATERIAIS PARA MANGÁ 5 – Réguas

    linah-milimetrada-pena-e-regua

    A régua possui, na área milimetrada uma curva para baixo, que faz com que ela seja mais fina nessa extremidade, normalmente nós utilizamos essa área mais fina e milimetrada como base para fazer linhas retas e ao mesmo tempo medir nossa linha. Porém, se você encostar uma bico de pena nessa área achatada, a tinta que escorrer irá sem dúvida manchar seu desenho, então o primeiro conselho aqui é:

    Virar a extremidade mais fina da régua para cima.

    curva-da-regua

    Assim, existirá um espaço entre a área de contato que a caneta fará e o seu papel, fazendo com que a tinta do corpo da caneta tenha um caminho a percorrer até ter contato com o papel. Porém isso ainda não é o suficiente, afinal, não queremos que a tinta entre em contato com o papel e suje o desenho de certo? A única tinta que deve chegar até o papel é a da linha que estamos tentando fazer com o auxílio da régua. E aí entra a lição aprendida com o livro do Akira Toriyama.

    Para que a tinta (desnecessária) não entre em contato com o papel, primeiro precisamos que essa tinta não entre em contato com a régua. Alguém pode até pensar, é só não mergulhar a pena tanto no pote, porém se você mergulhar apenas a pontinha da pena, você terá um limite, pequeno geralmente, de linha que você poderá desenhar com esta pouca tinta,  exigindo que você mergulhe novamente e tenha extrema precisão para continuar sua linha do ponto exato em que parou e com a exata espessura que tinha antes de a tinta acabar, o que irá dar muito mais trabalho que a solução que o Akira sensei passa para nós.

    traco-distante-pena-e-regua

    Como aperfeiçoar sua régua para que a tinta do bico de pena não tenha contato com ela?

    A ideia básica é simples: Criar uma plataforma que deixe a régua mais alta, assim fazendo com que ela encoste na área do corpo do bico de pena ao qual a tina não chegou,evitando que a tinta entre em contato com a régua e escorra até a folha estragando seu desenho.

    Para isso você precisará de algumas moedas e uma fita adesiva, apenas isso.

    materiais-necessarios-para-regua-com-caneta-pena

    Qualquer moeda serve, mas dependendo da largura da sua régua, você pode variar para dar estabilidade. Se estiver usando uma régua mais larga aconselho usar moedas de 25 centavos, pois estas são maiores, o que irá te dar mais segurança, fazendo com que sua régua não balance pra frente ou pra trás enquanto estiver usando.

    moedas-e-a-regua

    Ponha 3 moedas em abas as extremidades da régua e uma ao meio, evitando que faça um arco quando você apoiar o meio da régua deixando-o mais fundo. Cole as moedas com a fita adesiva.

    moeda-na-regua

    Isso já deverá ser suficiente para que você possa utilizar seu bico de pena sem problemas, sem medo de manchar seu desenho, porém você pode adicionar mais um moeda em cada moeda para criar um “nível” a mais e deixar sua régua mais alta caso você veja que é necessário.

    Informação relevante:

    Você pode utilizar outros materiais que possuam a mesma largura/altura ao invés de moedas, desde que estes tragam estabilidade para a sua régua e não a deixem desnivelada. Eu por exemplo utilizo duas fitas de isopor. Por abrangerem áreas maiores, elas me dão mais estabilidade na hora de utilizar a régua, eu sei que está muito feio, mas o propósito aqui é ser útil, não bonito (risos).

    regua-modificada
    distancia-pena-regua-e-papel

    Espero que essa dica tenha sido útil para vocês, assim como foi para mim quando a li anos atrás. Se alguém tiver um link para download da versão PT-BR do livro do Akira Toriyama sensei, por favor deixe nos comentários ,será muito útil para todos os leitores assim como para mim também!mangaka-licoes-de-akira-toriyama-raro

    Muito obrigado por ter lido esse artigo e até o próximo galera!

    Posts Relacionados


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Um pensamento em “Como usar régua com canetas pena