FALA+DESENHA – Utilizando tutoriais de forma prática A2N08


HEY galera,

 

Este pode parecer um tema um tanto quanto banal, porém ele pode ajudar alguém que esteja assistindo, e realmente esse e o objetivo, se ajudar ao menos 1 pessoa, então o objetivo estará cumprido!

DESCLAIMER: Eu não estou insinuando que esta é a forma certa, ou a única forma ou qualquer coisa do tipo, nem sequer quero dizer como você deve ou não fazer. Apenas estou contando como funciona comigo e talvez assim mostrar um outro modo que pode ou não funcionar com vocês. Não é a verdade absoluta é apenas mais um ponto de vista.

Todo mundo gosta de ver um tutorial e aprender a fazer algo que não sabia correto? Ou mesmo aperfeiçoar aquilo que já se sabia. Acredito que esse seja o principal motivo do sucesso que o canal tem apresentado.

Veja o vídeo:

APLICANDO TUTORIAIS DE FORMA PRÁTICA

Porém mutias pessoas, e eu estou incluso nessa lista, tem dificuldade de aplicar esse conhecimento.
Exemplo:
Eu aprendo a fazer um efeito de chroma key no Premiere, eu acho muito legal aprender e quero testar aquilo, porém eu acho muito banal ir gravar um vídeo, abrir no Programa, fazer o efeito seguindo o tutorial e então fechar o programa e nem salvar o arquivo, pois aquilo não serve pra nada, foi feito apenas para testar o efeito. Eu sinto uma dificuldade gigantesca em testar as cosias sem um propósito.

Algo parecido com o jargão dos estudantes sobre matemática:
Quando que eu vou usar na minha vida o teorema de Pitágoras?!

Sendo assim, eu sempre tento aplicar aquilo a algo que eu queria fazer de verdade. Ou seja, trazer para uma aplicação real e prática aquele conhecimento adquirido. Por exemplo usar esse efeito de chroma key para uma nova abertura em um vídeo que vou lançar para o canal. Foi um exemplo ruim, mas acho que conseguem entender o que quero dizer.

 

Vou dar um exemplo mais prático para vocês que assistem e acompanham (muito obrigado) as Dicas de Desenho do canal:

Você vê um dica de desenho sobre expressões faciais, você não necessariamente vai pegar um folha e desenhar varias expressões nela, depois amassar e jogar fora, se você for como eu pelo menos.
Mas você pode pegar o próximo desenho que irá fazer, seja do que for, por exemplo, a próxima página do seu mangá, e olhar o vídeo e praticar com as expressões que você terá de desenhar nessas paginas, assim você torna aquele aprendizado mais útil, trazendo a ele um objetivo prático que já foi empregado.

Conforme você for fazendo isso será como um treino constante, mas não apenas com o objetivo de treino, mas sim de produção. É como treinar futebol jogando uma partida e analisando os pontos a se melhorar e os que já estão bons.

Talvez assim você possa encarar o treino de outra forma, para mim funciona muito bem, claro que tem seus contras, por exemplo, minhas produções tem uma curva de qualidade gigantesca, mesmo um trabalho sério pode conter erros exatamente por servir de teste para meu aprendizado, porém eu sempre estou tentando fazer meu melhor e isso ajuda a ir se aprimorando e no fim essa curva de qualidade acaba até mesmo sendo positiva. Pior seria se não houvesse uma melhora constante de qualidade né?

 

Comente o que você achou e dê sua opinião, será muito importante para nós!

Obrigado por ler/assistir e até o próximo post galera! ^^

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *