Aquaman – Como uma mudança poderia deixar o filme MIL vezes melhor


Eu assisti e gostei muito do filme do Aquaman. Ele está repleto de erros, seja furos de roteiro, seja má construção dos personagens ou simplesmente atuação medíocre. Ainda assim o filme tem um roteiro funcional, personagens carismáticos e um universo magnífico, além de ótimas cenas de ação. O típico filme que você desliga o cérebro e assiste feliz. E isso não quer dizer que o filme seja ruim, só que ele tem defeitos, mas que ainda assim é um filme bom.

Quando eu assisti o filme, teve um cena que me incomodou e eu imaginei uma pequena alteração que faria o vilão ser muito melhor desenvolvido e o tornaria muito mais interessante, ao meu ver:

A cena onde o irmão do Aquaman negocia com o pai da Mera para ter sua lealdade e poder comandar os exércitos dos 7 mares. Nesta cena eles são atacados pelo Arraia Negra com um submarino a mando do Mestre dos Oceanos (irmão do Aquaman). Mostrando que ele está tramando para que a superfície seja vista de forma ruim e justificar seu ponto em guerrear com ela.

Ao meu ver, se eles tivessem sido atacados deliberadamente sem o Rei estar por detrás disso, seu argumento de guerra e de ódio aos humanos estaria justificado, logo seu personagem seria menos um vilãozinho caricato e mais um vilão com camadas e questionamentos razoáveis apesar de medidas drásticas.
Para mim isso já seria ótimo para o filme. Mal sabia eu que esta simples mudança que eu mesmo observei, poderia deixar o filme mil vezes melhor por conta das consequências que esta escolha desencadearia.

Eu acompanho alguns canais americanos de análise de filmes e escrita criativa. Basicamente eles exercitam a tal visão crítica que eu tanto falo aqui no canal, isso me ajuda muito a aprender sobre criar historias, algo que a maioria das pessoas parece pouco interessada em aprender. Num destes canais, Nando v Movies, falando sobre Aquaman, ele aponta esta mesma mudança, porém ele desenvolve isto ainda mais e o filme ganha outra cara. Eu quero apresentar pra vocês esta análise dele, visto que o vídeo original é em inglês e não possui legendas. Mas todos os créditos para ele.
O motivo de eu estar fazendo isso aqui é mostrar como, às vezes, pequenas alterações em nossas próprias obras podem tornar um trabalho mediano em algo muito bom, e como fazer este tipo de análise no nosso próprio trabalho pode fazer com que cresçamos muito como autores.

Vamos a alteração…

Já vimos que se o Rei não tramasse o ataque ele se tornaria um personagem mais interessante para ser o vilão. Pois sua motivação seria genuína.


Porém com esta alteração o personagem do Arraia Negra também se tornaria um vilão muito melhor, pois neste filme ele quase é um lacaio, um minion. Ele abre o filme apanhando para o Aquaman, depois trabalhando para o irmão dele, ganhando a roupa que o transformará em Arraia Negra, isso para ter uma luta com o Arthur e ser derrotado logo em seguida.
Ele não faz muita coisa ao longo do filme, ele é um vilão quase passivo.
Fazendo-o atacar por vontade própria em prol da sua vingança contra Atlântida pela morte de seu pai, ele já seria mais ativo na historia. Afinal ele não precisa diferenciar o Aquaman do povo de Atlântida e pode imaginar que ferindo os Atlantis ele estaria machucando o Aquaman, ou seja, se vingando. Isso faria com que ele não ganhasse a roupa, mas talvez tivesse de roubá-la ou até mesmo desenvolvê-la do zero. O que mostraria novamente uma proatividade vinda do Arraia.

Ainda que ele fosse ser derrotado daquela forma no final, o vilão nunca estaria à mando de ninguém, ele seria seu próprio líder e agiria de acordo com suas próprias ambições sem depender de ninguém. Um vilão genuinamente forte e não um pau mandado.

Melhorando o personagem Aquaman

Mais importante que o Arraia Negra ser desenvolvido como um vilão melhor é o fato de o Aquaman também ser desenvolvido de melhor forma para se tornar um herói e um rei mais responsável.

No começo do filme o Aquaman deixa o pai do Arraia Negra morrer, ao longo do filme ele se culpa dessa decisão, mas essa culpa não tem um peso real além do ataque que ele sofre durante a cena Assassin’s Creed.
Se o arraia negra ataca Atlântida por causa da vingança contra o Aquaman, e este ataque comprova o ódio do mestre dos Oceanos e o motiva a guerrear com a superfície, logo a causa de todo o conflito do filme seria diretamente culpa do Aquaman não ter salvo o pai do Arraia Negra, vem do fato de ele ter virado as costas para sua responsabilidade e não ter agido como um herói.
Isso criaria um senso de responsabilidade e culpa muito maiores, para que ele tenha de assumir o trono e impedir que todo o planeta sofra por conta de um erro dele. Tornando o arco de personagem e a jornada do herói do Aquaman muito mais densa e interessante. Deixando, na minha opinião, o filme MIL vezes melhor.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é apoiar-o-instinto-mangaka.jpg

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.