Como desenhar CENAS DE LUTA | Dica de Desenho


Como fazer boas cenas de luta no meu mangá?

Este vídeo será um pouco diferente dos dicas de desenhos costumeiros.

Pois não existe uma forma pratica de ensinar a fazer uma cena de luta passo a passo, afinal são literalmente infinitas as possibilidades de criação de a uma cena de luta.

Então eu vou focar aqui nos conceitos que envolvem a criação de uma cena desse tipo.


Como desenhar cenas de luta em HQs

Primeiro ponto é planejamento.

Você deve ter noção do que vai acontecer naquela luta e ter noção de ação e reação.

Um personagem vai ate o outro golpeá-lo, este outro personagem tem uma reação imediata, seja se preparar para defender, se esquivar ou mesmo se surpreender com a atitude.

Se alguém leva um soco, ele vai para trás com o impacto, ou pode ate sair voando com tamanha força de quem aplicou o golpe.

Se duas pessoas estão numa cena e vão lutar, as duas têm ações e reações ao que o outro faz.

Nunca se esqueça disso pra fazer uma cena de luta.

Ao fazer uma luta numa historia em quadrinho, que é uma mídia o parada, ao contrario de um filme ou animação. As movimentações são mais difíceis e o impacto de certas cenas é diminuído.

Um personagem muito rápido não parece tão rápido em uma cena parada quanto em uma movimentada. Por mais linhas de ação que você coloque.

Então um dos principais recursos que os mangás utilizam é fazer uma cena chamativa e bem desenhada para causar o mesmo impacto que uma grande cena de luta teria em uma mídia com movimento.

Por isso se você pega os golpes dos mangás, a maioria deles é feito em uma cena grande com o nome do golpe em destaque.

Poucos golpes são compostos de varias etapas ou movimentos, e mesmo quando são, como é o caso do kame hame há, eles culminam em um único golpe que fará acena grande de impacto que eu falei aqui.

Exatamente pela falta de apelo emocional com o leitor que as cenas de luta em quadrinhos tem, o foco no roteiro ou na cena bem desenhada é o ponto chave.

Por isso Naruto utiliza longos flashbacks que aumentam a carga emocional envolvida naquela luta. Por isso um das grandes brincadeiras que se fazem com os animes é que 2 personagens estão prestes a se enfrentar e eles ficam parados analisando o oponente e pensando.

Herança desse impacto emocional que os mangás tentam causar já que a ação em si não é tão empolgante por si só.

Um modo de fazer uma luta dinâmica e com movimentação é separar pequenas ações e movimentações em quadros menores que irão culminar na cena grande e de destaque do golpe realizado.

É uma técnica que eu utilizo nos meus mangas e que eu aprendi analisando como o autor de Blade a lamina do imortal fazia suas cenas de luta.

Ex: personagem se esquiva de um golpe e contra ataca com um chute.
Primeira cena pequena, ele esquivando, segunda cena pequena, a perna dele se aproximando, terceira cena pequena, o inimigo reagindo ao golpe que será recebido.
Cena de impacto, o chute acontecendo.

As linhas de ação são um ponto fundamental e importantíssimo nas cenas de luta, eu tenho um vídeo no canal só sobre linhas de ação, confere aqui nos cards.

Exatamente por essa dinâmica de cenas de impacto que uma luta costuma gastar mais paginas em um mangá.

Poucos acontecimentos já ocupam uma grande quantidade de páginas e por isso você deve planejar bem o que você irá colocar na luta e o que irá deixar de fora, de maneira que sua luta não fique nem muito rápida e pareça fácil, ou fique muito longa e pareça chata e maçante.

Uma luta de certa importância deve ter um certo numero de reviravoltas, momentos onde cada um dos envolvidos está na vantagem, e momentos onde essa vantagem é trocada, de modo a tornar o resultado o mais próximo do imprevisível o possível, afinal de contas é muito chato ver uma luta se estender por capítulos e saber qual será o resultado.

Lembre-se que a luta não é só pra ser algo legal, ela deve acima de tudo ter uma função narrativa pra historia, luta também faz parte do enredo do seu mangá.

Espero que este vídeo tenha te ajudado a planejar e pensar melhor as lutas do seu quadrinho, e se quiser acompanhar meu trabalho de perto e ver desenhos meus, me segue nas redes sociais que estão aparecendo aqui do lado.

Se você quer estudar mais sobre como fazer cenas de luta, tem um link pra uma postagem muito boa sobre o tema, que inclusive eu usei como inspiração para fazer esse vídeo.

Já se você quer aprender a desenhar personagens em estilo manga anime em casa, confere o vídeo que tá na descrição que tenho certeza que você vai gostar.


Este vídeo foi possível graças a contribuição de nossos apoiadores:
Larissa Mubárack, Guilherme de Morais, Estúdio Armon, Donisete Lemos, Laice Snow e Cristiane Armezina.


Música do Epidemic Sound: http://www.epidemicsound.com

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Apoiase.jpg
seja você também um apoiador.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MÉTODO-FAANRT-GIF-BANNER.gif
Aprenda a desenhar seus personagens favoritos, não precisa ter o Dom.

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.