EDITORA CONRAD publicou meu mangá. Makai Mail | Drawing Vlogs


Como meu mangá foi publicado por uma editora.

Makai Mail, mangá de minha autoria, foi publicado pela editora Conrad, a editora pioneira em mangás no Brasil.

Nesse vídeo eu vou falar um pouco sobre como foi todo esse processo, como foi que uma editora desse porte teve interesse me publicar meu mangá e como você também pode ter o seu mangá publicado por uma editora.

lembrando que você pode ler uma prévia desse mangá, Makai Mail, de graça aqui no site, NESSE LINK, e se você se interessar pode continuar lendo na amazon.

CLIQUE AQUI PARA LER MAKAI MAIL


Saiba novidades sobre Makai Mail no Canal da Editora Conrad: http://bit.ly/conrad-editora-canal

Este vídeo foi possível graças a contribuição de nossos apoiadores:
Larissa Mubárack, Estúdio Armon, Donisete Lemos, e Cristiane Armezina.


Música do Epidemic Sound: http://www.epidemicsound.com


Quer um curso para aprender desenho do zero até o profissional?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MÉTODO-FAANRT-GIF-BANNER.gif
Aprenda a desenhar seus personagens favoritos, não precisa ter o Dom.

Transcrição do vídeo.

Em 2018 eu publiquei Makai Mail, uma graphic novel que já estava na minha cabeça há anos.

Ela foi publicada graças a uma campanha de financiamento coletivo no catarse, um dos sites mais populares do Brasil para este tipo de campanha, sobretudo pra quadrinhos.

Lá eu pude arrecadar a quantia necessária para imprimir meu mangá, através do apoio dos leitores das minhas outras obras, e também de interessados em conhecer Makai mail.

Uma historia de fantasia, que trata sobre uma empresa de entregas, tipo um correio do mundo dos mortos.

Na ambientação desse quadrinho ocorreu uma grande guerra que dividiu o mundo em vários territórios fechados que não possuíam comunicação uns com os outros, o que gerava uma grande tensão global. A área fora destes reinos é infestada de monstros sem alma que atacam qualquer um.

Por isso os entregadores precisam ser verdadeiros guerreiros para serem capazes de transitar entre os reinos e realizar as entregas enfrentando essas criaturas.

Caso você queira saber mais sobre esse mundo ou sobre como foi o processo de criação desse mangá, eu gravei um vídeo contando tudo isso, o link para assistir ele vai estar aqui no card e também no final do vídeo.

Campanha bem sucedida no catarse. O impresso foi lançado ainda em 2018 no Anime Friends e foi lá que minha história com a Conrad começou.

Como a Conrad conheceu Makai Mail

No evento, havia uma mulher passando em praticamente todas as mesas do Artist Alley, quando ela estava na mesa ao meu lado eu ouvi ela dizendo que era diretora de arte e estava olhando os trabalhos etc.

Achei muito legal, pois era meu primeiro evento grande dentro de um artist alley, não sabia que este tipo de coisa acontecia.

Ela chegou na minha mesa, se apresentou como diretora de arte de uma editora, viu meus trabalhos e decidiu comprar Makai Mail.

Eu perguntei se ela gostaria de uma dedicatória (módus operandi dos eventos, ja que o leitor e o autor estão lá sempre se faz um sketch e uma dedicatória caso o leitor queira). Ela disse que sim e ao perguntar o nome para colocar na dedicatória, ela disse “pode por conrad“. E eu tive de segurar minha surpresa nesse momento.

Conrad foi a editora que trouxe os mangás para o Brasil, é a editora responsável por essa gigantesca cultura que temos hoje, e para mim pessoalmente foi a editora que me apresentou essas obras, nas quais eu me inspirei e me inspiro ate hoje nas minhas produções.

É seguro dizer que sem ela eu jamais estaria onde estou hoje. Mas acho que como a maioria das pessoas que não estão tão bem informadas ou por dentro do mercado editorial, eu acreditava que a conrad havia falido.

Quando eu fiz Makai Mail, antes de lançar no catarse eu enviei o projeto para algumas editoras de quadrinhos nacionais, mas pelo estilo seguir a linha dos mangás japoneses, apesar de a leitura ser ocidental. Todas as editoras que responderam recusaram educadamente dizendo que não fazia parte da linha editorial deles publicar obras naquele formato/estilo.

Eu nem cogitei a conrad por não saber que ela seguia ativa e também por ser uma editora muito grande, mesmo motivo pelo qual eu não apresentei o projeto para a Panini ou JBC.

O fato é que além da surpresa de saber que a conrad está viva, não só estava interessada em quadrinhos brasileiros, mas se interessaram em ler makai mail. Minha surpresa se redobrou quando recebi o e-mail de uma das editoras da conrad me convidando para uma reunião, pois eles haviam gostado de makai mail e tinham interesse em sua publicação!

Naquele mesmo ano eu participaria do ressaca Friends que ocorre em dezembro e uma vez que o escritório do grupo IBEP (responsável pela conrad) é em São Paulo capital, nós marcamos a reunião para um dia após o ressaca que ocorreria num fim de semana.

Na reunião falamos um pouco sobre a obra, me explicaram a situação da editora, me falaram os planos e projetos e me apresentaram brevemente a equipe como “novo autor da conrad“. O que eu tenho de admitir que foi realmente um momento mágico!

Tendo tudo isso discutido faltava assinar o contrato, mas era dezembro e isso foi adiado apra o inicio do ano seguinte: 2019.

Contudo os meses foram passando e o contrato não vinha. Eu não queria ser chato de cobrar a editora, afinal eu sabia a crise que ocorria naquele momento no mercado editorial, em 2019 uma das maiores gráficas do brasil fechou deixando muitas editoras com estoque preso.

O tempo foi passando e de não querer parecer chato eu realmente comecei a acreditar que a editora havia desistido ou adiado indefinidamente o contrato comigo. Mas em nenhum momento o idiota aqui resolveu perguntar isso.

Quando já era julho de 2019, minha namorada havia passado em um concurso publico e para que ela assumisse o cargo precisaríamos nos mudar para outra cidade e junto com isso decidimos nos casar. Então de julho de 2019 até janeiro de 2020 eu estava 100% concentrado no casamento e na mudança.

E de qualquer modo já tinha certeza de que a conrad havia me esquecido e perdido o interesse em Makai Mail. Apesar de esse assunto sempre ser uma pulguinha na minha orelha que vivia me incomodando, mas como já havia passado tanto tempo, eu achava que seria estranho eu enviar um e-mail tipo “oi sumida“.
E fui levando.

Em dezembro de 2019, essa pulga mordeu mais forte e eu decidi enviar o tal email pra conrad, pensava que não fazia mal tentar, afinal de contas o máximo que poderia acontecer é eles me confirmarem o que eu ja achava que sabia “não temos mais interesse em publicar makai mail“.

A editora que eu tinha contato nem estava mais trabalhando lá e por isso eu tive de procurar o e-mail de outra pessoa da Conrad para poder fazer esse contato. Não foi um trabalho muito grande, hoje com redes sociais é possivel achar o email ou outra foram de contato de quase qualquer pessoa, se você vai receber uma resposta, isso sim são outros quinhentos.

Um mal entendido na publicação do meu mangá…

Eis que eu recebo uma resposta e para a minha surpresa, eles haviam sim enviado o contrato, porem deve ter ido para outro e-mail, pois o meu e-mail pessoal termina em hotmail.com.br o que é muito incomum, eles enviaram para um hotmail.com que é o padrão geralmente… Então eu nunca recebi o tal contrato.

Então eles também acharam que eu havia desistido da editora. E nós ficamos 1 ANO nesse mal entendido.

Felizmente apesar disso eles disseram que ainda tinham sim interesse em publicar Makai Mail e em dar prosseguimento a nossa parceria e bem a partir daí vocês sabem!

Makai Mail foi anunciado recentemente como um dos primeiros títulos da nova Conrad. Devido a pandemia está saindo em capítulos digitalmente toda quarta feira e se tudo der certo, com a reabertura das gráficas e reaquecimento do mercado teremos o impresso! mas isso não é uma promessa ou uma certeza, e claro depende da aceitação do publico. Então se você quer apoiar Makai Mail para que ele seja impresso, dê uma força e leia o digital.

Essa foi a minha jornada com a editora conrad! Gostou de saber essa historia e como um simples contato poderia ter mudado tudo?

O poder da ação para a publicação do seu mangá

Se eu não tivesse mandado aquele e-mail, Makai Mail nunca iria ser publicado por uma editora com o peso e o nome da Conrad e conhecido por um publico que eu jamais seria capaz de alcançar sozinho.

Antes disso, se eu não tivesse ido aquele evento, e se eu não tivesse colocado meu projeto no papel na maneira como era possível pra mim, através de financiamento coletivo. Makai não teria sido visto e esse interesse inicial em sua publicação nunca existiria.

Então se fica uma mensagem positiva dessa historia é que temos de fazer aquilo que queremos da maneira como dá, e não ficar esperando uma realidade que não é a nossa chegar para tornar aquilo possível.

Pois muitas vezes essa realidade só chega exatamente porque você realizou aquilo com os materiais que tinha à mão naquele momento. Esse foi o meu caso, e pode ser o seu também.

Existe uma frase que eu acredito muito, ela é:

“Melhor Feito do que perfeito”

Já está ficando comum eu passar aqui nos videos os meus mantras de vida, mas eu faço isso por que eu acredito de verdade no poder de mudança que colocar essas frases em prática tem na sua vida.

Então não espere para fazer aquilo que você deseja, se planeje e veja como é possível você realizar isso agora, pois talvez ao esperar o momento certo, voce espere pra sempre sem nunca realizar.

Realize seus projetos e até o próximo vídeo/post.

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.