O Mangá brasileiro Hooligan


Brasil x Mangás

O Brasil é um dos maiores consumidores de mangás do mundo, perdendo é claro para o Japão. Neste contexto é natural que entre os artistas nacionais surja o interesse por representar histórias se baseando no estilo dos quadrinhos japoneses.

Então sim! Existem mangás brasileiros!

Apesar do preconceito tanto por parte de alguns artistas, quanto por parte dos leitores, os mangás brasileiros aumentaram de número e ganharam espaço.

Uns dizem que você deve seguir a risca tudo que tem num mangá para ser considerado como tal, outros dizem que se você não é japonês nem deveria fazer este tipo de obra etc…

Entretanto, felizmente, isso não se tornou um problema para os mangás feitos no Brasil.

Nasce um mangá brasileiro

Em 2015 começou a ser publicado, inicialmente online um mangá brasileiro em formato de série chamada Hooligan. Sua proposta era ser uma série mensal e, durante 3 anos todo dia 30, um capítulo com 20 páginas de história era publicado para leitura gratuita.

A história se passa no nosso Brasil e narra um mundo devastado pela guerra, onde os sobreviventes lutam pela vida e por status.

Cena do mangá brasileiro Hooligan

Seguindo a cartilha dos mangás Shonen de ação, apesar do pano de fundo dramático, a história é leve e aborda questões sociais importantes sem se focar nisso ou levantar algum cartaz social, político ou econômico. Ao menos essa é a proposta.

Por isso o quadrinho possui doses de comédia e muita ação, e o drama que a ambientação naturalmente exige não fica de fora, apesar de ser servido paulatinamente.


5 anos de produção…

Após cerca de 3 anos de publicação online ininterrupta, a obra já ganhara seus primeiros volumes impressos e passara a ser publicada bimestralmente.

A cerca destes volumes, cada um reúne 5 capítulos e possui entre 100 e 106 páginas ao todo. A qualidade da impressão não perde em nada para os lançamentos de grandes editoras que importam os mangás japoneses para o Brasil.

Hoje em 2020 Hooligan já possui 5 volumes publicados, e está no catarse para o financiamento do seu 6º volume e também de um Artbook.

Volumes impressos do mangá Hooligan.

Quem não conhece o catarse, é uma ferramenta de financiamento coletivo, onde os próprios leitores e fãs apoiam um projeto par que ele possa reunir fundos e ser realizado.

Caso você queria apoiar e adquirir os volumes impressos com FRETE GRÁTIS, a campanha estará no ar até o final de março de 2020.

CLIQUE AQUI para ser redirecionado para a página da campanha.


Mas como dito ao longo do artigo, Hooligan foi publicado originalmente online, inclusive recebendo indicação ao troféu HQ MIX em 2018 na categoria web quadrinho. Então você pode ler todos os 29 capítulos publicados até o momento clicando no link abaixo:

LER HOOLIGAN ONLINE DE GRAÇA


Por fim eu gostaria de dizer que eu sou o autor de Hooligan, Jayson Santos e ficaria muito feliz se você desse uma chance de conhecer este mangá brasileiro.

Se você tem vontade de produzir seu próprio mangá, mas está começando a aprender desenho, eu recomendo o curso online Método Fanart da Mayara Rodrigues. Você vai aprender a desenhar no mesmo nível do seus mangakás favoritos pagando, no curso inteiro, menos que uma mensalidade de escola de desenho.

Conheça o curso no banner abaixo se você tiver interesse:

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.