MEUS PAIS NÃO QUEREM QUE EU SEJA DESENHISTA


“Meus pais não me apoiam no desenho. O que eu faço?”

Acho que todo desenhista, com algumas raras exceções, passa pela situação de não ser apoiado pelos pais na busca por essa carreira.

Eu sei o quanto essa situação é frustrante quando a gente está tentando seguir um sonho, um objetivo de vida, e parece que as pessoas ao redor simplesmente não entendem. Por isso meu objetivo aqui é tentar entender o porquê de nossos pais se comportarem assim e o que a gente pode fazer sobre isso. Tanto para lidar com essa situação, quanto para tentar mostrar para eles à nossa visão.

Acredito a coisa mais importante a ser dita de imediato é que toda pessoa tem um conjunto de vivencias que a ensinam sobre o mundo e seu funcionamento.

Nossos pensamentos, decisões e ações são consequências diretas das nossas experiências, vividas pela gente e por pessoas ao nosso redor.

E o que isso tem a ver com meus pais não quererem que eu seja um desenhista?

Se seus pais não apoiam ou não te encorajam a trabalhar com desenho provavelmente é porque eles não conhecem ninguém que trabalhe com desenho. E isso é extremamente comum.

Eu não só trabalho com desenho, como vivo disso e a pergunta mais frequente que me fazem quando conto isso para alguém é:

E isso dá dinheiro?”


A conclusão que tiro dessas pergunta é que no consciente coletivo, do Brasil ao menos, existe uma premissa básica: “Desenho não dá dinheiro”. E se esse é o pensamento da maioria das pessoas, é óbvio que seus pais não querem que você seja desenhista, pois “desenhista não ganha dinheiro” e preocupados com seu bem estar, sobrevivência e futuro, eles querem que você tenha uma profissão que dê dinheiro.

Dê dinheiro segundo a perspectiva deles, que é alguma profissão que esteja no conjunto de experiências e vivencia deles e, portanto eles SABEM que é “digna e vai te dar uma boa vida”.

O grande ponto é: Seus pais querem seu bem e eles não sabem que é possível viver confortavelmente trabalhando com desenho.

Existe algo chamado viés de confirmação, que é quando agente usa o que a gente conhece como regra geral. É o famoso “eu nunca vi isso” como argumento para dizer que algo não existe.

E se seus pais, “nunca viram” um desenhista bem sucedido, ou “nunca viram” alguém que trabalha exclusivamente na internet. Então eles vão acreditar que aquilo não existe, logo, você não pode ser algo que não existe. Faz sentido não?

Some isso ao fato de eles terem mais experiência de vida que você e realmente a gente cultivar certas ilusões com relação a como as coisas serão no futuro, sobretudo quando a gente é menor e o circo está feito para seus pais acharem que você está só se iludindo e na verdade não sabe de nada. Muitas vezes a gente realmente não sabe.

Okay, agora entendi porque meus pais não me apoiam. Mas como eu faço para mudar isso?

Ao entender isso que eu expliquei até agora, a primeira solução que deve vir à mente é: Vou apresentar para meus pais alguém que trabalhe com desenho ou viva de desenho. E isso faz sentido, porém não é tão efetivo.

Porque você não consegue mudar todo um modelo de pensamento criado por anos e anos de vivencia com um único fator. Seus pais provavelmente passaram a vida sem conhecer um desenhista que trabalhasse e ganhasse dinheiro exclusivamente do desenho, apresentar um para eles vai mostrar que isso existe, mas que é muito raro e difícil, afinal eles levaram a vida toda pra conhecer um.

Isso é um avanço em relação à mentalidade de que é impossível, porém ainda não resolve seu problema. Eles continuarão relutantes em relação a você seguir este caminho.


Existe uma estratégia mais efetiva, porém muito mais complicada de ser executada, mas cá entre nós, ninguém falou que ser desenhista é fácil.

O que eu particularmente sugiro que você faça é começar hoje a ser desenhista de onde você estiver com a idade que tiver.

Desenho artístico é uma das poucas profissões que você pode exercer sem precisar de um diploma universitário, cursos preparatórios ou carteira de trabalho. O que significa que qualquer um a qualquer momento e qualquer lugar pode começar, você só precisa do conhecimento e das ferramentas, no caso a internet que você está usando para ler isso agora.

Nada irá convencer mais seus pais que desenho pode dar dinheiro do que você ganhar dinheiro com desenho. E a boa notícia é que você pode fazer isso agora mesmo.

Porém pra essa estratégia dar realmente certo, você não pode abrir mão do que os seus pais esperam de você para isso.

Eles querem que você tire boas notas na escola? Então tire. Eles querem que você curse uma faculdade? Então curse, consiga um emprego com carteira assinada? Então consiga. Todas essas experiências serão boas pra você, e em paralelo a isso tente trabalhar com desenho na área que escolher.

Se der certo em algum momento você vai começar a ganhar dinheiro com isso à ponto de poder provar para seus pais e, mais importante, para si mesmo que você é capaz de trabalhar com desenho e possivelmente de viver disso.

E nesse ponto, tenho certeza que eles não terão mais objeções.

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.