Você está INSATISFEITO com seu nível de Desenho?


Se você sente que não desenha bem o bastante. Esse texto será MUITO importante para você.

Oi, meu nome é Jayson Santos, sou ilustrador e quadrinista, autor dos mangás Hooligan e Makai Mail. Vamos conversar um pouco sobre uma situação muito comum que todos nós vivemos?

A insatisfação com nossa própria arte

Você já deve ter ouvido a frase: “Nenhum artista está satisfeito com sua arte

E isso parece muito doido, principalmente quando olhamos alguns artistas que admiramos. Parece que nunca chegaremos ao mesmo nível que eles não importa o que façamos.

Mas a verdade mais profunda é que esses artistas também tem artistas que eles admiram e que acreditam que nunca chegarão ao mesmo nível destes, e assim sucessivamente.


No mangá/anime Bakuman que fala sobre dois jovens tentando se tornarem mangakás da revista mais popular do Japão, um dos personagens fala a seguinte frase: “Não existe limite para o mangá

O que ele explica em seguida é que não há um máximo de qualidade que um mangá pode ter. O ganho de qualidade é infinito. O mesmo pode se dizer para qualquer arte, como cinema, música e também o desenho.

Neste último, assim como na frase do Mashiro de Bakuman, é ilimitável na sua capacidade de qualidade. É como um copo que você pode sempre colocar mais e mais água e ele nunca irá derramar.

Por um lado isso é incrível, mostra que você sempre pode se superar, sempre pode melhorar.

Por outro lado é um tanto assustador e causa essa sensação de insatisfação que absolutamente TODO artista passa. Pois um copo que você sempre pode por mais água, também sempre parecerá estar meio vazio.

Não ter um limite para o desenho também implica que nunca haverá um desenho perfeito. Pois ele sempre pode ser melhorado, e isso significa que sempre vai ter alguém com o copo mais cheio que o seu e é aí que mora a raiz de todos os problemas.

Você se compara com outros artistas?

Somos seres sociais e é inevitável nos compararmos com nossos pares. Ou seja, com outros artistas que vemos por aí.

Geralmente esses artistas são melhores que a gente, por um simples mecanismo social e racional, os artistas que nós prestamos atenção são aqueles melhores que nós mesmos. Ninguém passa o dia vendo desenhos “piores” que o seu.

Mas ao ver nas redes sociais centenas de artistas que são melhores e mais bem sucedidos que a gente é natural termos a sensação de que estamos no fim da fila, que TODOS são melhores que a gente.

Apesar de podermos ter um direcionamento de observar esses artistas como metas de onde queremos chegar e de fato aprendermos com eles.  Vamos ser sinceros, boa parte das vezes nos sentimos mal, com um pouco de inveja misturado a desmotivação.

E, sinceramente, eu não sei se existe uma forma de virarmos uma chave na nossa percepção, pra simplesmente trocar o pensamento de “eu nunca vou chegar nesse nível” pelo “eu posso chegar nesse nível”.

Eu sinto que isso é mais interno do que externo e que o mesmo estímulo (ver artistas que são melhores que a gente) que nos faz sentir mal, pode, em outra ocasião, nos motivar a continuar praticando.


Como resolver o problema da insatisfação com nossa arte então?

Eu honestamente não tenho uma formula mágica que vai acabar com a sua insegurança em relação a sua arte. Acredito que se esse tipo de coisa existisse, nós nem teríamos mais esse problema.

Mas eu posso te dizer uma coisa que costuma funcionar comigo e que espero que possa funcionar para você também.

Vamos lá!

Se realmente ver o trabalho de outro artista está te fazendo se sentir mal, tente parar um pouco e se afastar. Eu passei por isso várias vezes e realmente não faz sentindo continuar vendo algo que nos faz sentir mal, isso geralmente acaba sendo um comportamento viciante que te afunda cada vez mais.

Mesmo sabendo que a gente se sente mal, não por ver um desenho melhor que o nosso, mas porque nós estamos nos sentindo fracassados etc, aquele desenho é um gatilho para esse sentimento ruim.

Então se afastar dele temporariamente, até que você esteja em paz consigo mesmo, é uma boa saída rápida. Isso NÃO resolve o problema, mas alivia os sintomas, por assim dizer.

A partir daí tente olhar um pouco para trás. Constantemente estamos vendo apenas quem está à nossa frente, e os algoritmos das redes sociais contribuem com isso.  E é onde a maioria de nós consome arte não é?

Quanto melhor e mais bem sucedido um artista é, mais ele aparecerá na sua timeline e nas sus indicações de conteúdo. Mas devo lembrar: O problema não está neles.

Olhando para trás vamos um pouco contra os algoritmos e vemos os artistas que estão ali ralando pra chegar ao nosso nível atual.

Mais do que isso, se lembre de quando você era um artista que estava ralando pra chegar ao nível que você tem hoje.

Pois eu tenho certeza que se você do passado visse seus desenhos de hoje, iria se sentir da mesma forma que você se sente hoje quando vê um artista melhor que você.

Todos nós quando continuamos fazendo algo, naturalmente melhoramos naquilo, independente de você estudar, fazer um curso etc… Então seus desenhos hoje são melhores que os de ontem que são melhores que os de anteontem e por aí vai… 

O seu eu de ontem se esforçou pra chegar ao nível que você está hoje. O que o você de hoje pode fazer pelo seu eu do futuro é continuar se esforçando para chegar no nível que ele terá. Que pode ser igual ou até mesmo superior ao do artista que você admira e se compara hoje, desde que você não desista.


Confere aqui esse post sobre como achar seu próprio traço.


Quer conhecer um dos meus mangás?

Leia meu mangá Makai Mail, que saiu pela editora Conrad.

Veja nossos outros posts sobre criação de mangá e desenho:

Descubra o método para aprender desenho do zero e chegar no nível profissional!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MÉTODO-FAANRT-GIF-BANNER.gif
Aprenda a desenhar seus personagens favoritos, não precisa ter o Dom.

Quem é Jayson Santos?

Ilustrador e quadrinista, formado em design gráfico. Autor da webcomic Hooligan indicada ao troféu HQmix e também da graphic novel Makai Mail finalista ao Cubo de Ouro e publicado pela Editora Conrad, ambos quadrinhos que seguem o estilo mangá. Além do trabalho com HQs também é o criador do site Instinto Mangaká, portal que agora reúne uma variedade de dicas para qualquer um que também queira fazer quadrinhos em estilo mangá, site que originou o canal Jayson Santos Artwork.

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.